Sistema Respiratório - Fatos sobre a respiração

  • Expiração normalmente é passiva (apenas durante uma carga elevada de exercícios é que ela se torna pesada)
  • Músculos inspiratórios desempenham um papel vital na eficiência da respiração quando o corpo está descansando ou se exercitando.
  • A força da musculatura inspiratória reduz com a idade (homens 25, mulheres 35 +), embora os indivíduos mais aptos podem não perceber até cerca dos 45 anos de idade.
  • Uma musculatura inspiratória mais fraca geralmente se destaca pela falta de ar, especialmente entre idosos.
  • Utilizamos de 8 a 12 litros de ar por minuto.
  • Durante um exercício, pode-se aumentar para até 150 litros por minuto. Para os atletas masculinos de elite pode-se chegar até 240 litros por minuto.
  • Como a musculatura inspiratória contribui para o processo de respiração

    show
    • O diafragma e os músculos da caixa torácica agem em conjunto para bombear o ar para dentro e para fora do peito. Para inalar estes músculos se contraem para expandir a cavidade torácica, provocando uma queda de pressão, fluindo o ar para dentro do pulmão.

      Para respirar, você simplesmente relaxa esses músculos inspiratórios forçando o ar de seus pulmões. Durante o exercício, a exalação é auxiliada pela contração dos músculos abdominais. Assim, os músculos inspiratórios realizam a maior parte do trabalho de respirar. Em contraste com as nossas observações freqüentes da fadiga muscular inspiratória, nossa pesquisa não identificou a fadiga muscular expiratória induzida pelo exercício. Por esta razão, nós achamos que não é necessário treinar para outra coisa senão a musculatura inspiratória. Em repouso, a respiração consome cerca de 12 litros de ar por minuto, mas durante o exercício pesado este consumo pode subir a mais de 150 litros por minuto, e em atletas de elite, isto pode chegar até 240 litros por minuto.

  • Treinamento respiratório

    show
    • Benefícios do treinamento muscular inspiratório versus inspirar / expirar 

      É lógico pensar que, se treinando seus músculos inspiratórios lhe trazem benefícios, então treinar seus músculos expiratórios também deve ser ainda melhor. Infelizmente, estudos tem mostrado que é dessa maneira que ocorre. Em um estudo cuidadosamente conduzido em remadores, foram comparados os efeitos independentes e combinadas de treinamento da musculatura inspiratória e expiratória (Griffiths & McConnell, 2007). Esses autores não encontraram efeito do treinamento muscular expiratório no desempenho absoluto. Além disso, quando o treinamento da musculatura inspiratória e expiratória foi combinado (inalar formação / expirar), a adição do treinamento expiratório prejudicou os efeitos do treinamento inspiratório. Além disso, um estudo de inspiração / expiração de treinamento em nadadores não encontraram nenhuma alteração no desempenho de mergulho após este tipo de treinamento (Wells et al., 2005). Esses estudos indicam que, longe de ser melhor do que o treinamento inspiratório, inspirar / expirar é menos eficaz do que o treinamento inspiratório. Então, porque colocar em risco os benefícios comprovados do treinamento inspiratório, acrescentando algo que é ineficaz e mais caro?

      Fig. 1 Trabalho da Respiração

      Work of breathing

      A figura mostra as mudanças na respiração, a força de contração muscular e as mudanças resultantes no volume pulmonar em repouso (laço vermelho) e exercícios (circulo laranja). A área abaixo da linha tracejada representa a quantidade de trabalho muscular inspiratória e na área acima, a quantidade de trabalho dos músculos expiratórios.

      No resto, todo o trabalho muscular respiração é inspiratório.

      Durante o exercício também é claro que o trabalho muscular inspiratória é muito maior do que o trabalho muscular expiratório (representada pela área do circuito verde comparada com a área do laço azul).

  • Causas da fraqueza muscular inspiratória

    show
    •  

      A fraqueza dos músculos inspiratórios pode resultar de um número de causas, incluindo doenças, mas uma grande influência sobre a sua condição é a quantidade de exercício que eles recebem. A frase "use-o ou perca-o" se aplica igualmente bem para os músculos inspiratórios como faz para os músculos das pernas. Se você sair do ar nas escadas, então você vai tomar o elevador, com a consequência de que os músculos inspiratórios recebem menos exercício.

      Como eles se tornam mais fracos, o nível de atividade física na falta de ar fica mais baixa, evitando as escadas ainda mais... É um ciclo vicioso de falta de ar, falta de exercício e fraqueza muscular inspiratória. Além disso, o uso de medicação oral de esteroides (inalados não esteroides), para controlar a inflamação do pulmão em condições como asma e enfisema tem demonstrado fraqueza dos músculos inspiratórios. Esta fraqueza pode prejudicar a função pulmonar e pode ser combatido por treinamento muscular inspiratório. NB corticoides inalatórios não causam fraqueza muscular inspiratória.

      Exercício princípio simples: use-o ou perca-o!

      Ao treinar a musculatura inspiratória seguinte será alcançado: 

      • Aumento da resistência à fadiga.
      • A melhoria da eficiência é, portanto, menos de oxigénio exigido pelos pulmões e pode ser usada pelos músculos trabalho.

      Resultado = maior desempenho

  • Falta de ar em pessoas impróprias e aptas iguais

    show
    •  

      Falta de ar é uma característica comum de câncer de pulmão e doenças do coração, mas, como sabemos muito bem, é também uma característica do exercício normal. Uma pesquisa recente mostrou que a força da musculatura inspiratória tem uma influência direta sobre o quão forte nós podemos ter uma respiração ofegante e como nos sentimos ao mesmo tempo fazendo-a.

      Se os músculos estão enfraquecidos ou cansados (musculatura inspiratória pode fadigar em até 20%), então não podemos respirar mais forte e a respiração exige um maior esforço, nós experimentamos o esforço como falta de ar.

      Uma analogia útil é pensar sobre quanto mais pesada a barra se sente no dia 12 de repetição do que fez no primeiro. Da mesma forma, se os músculos inspiratórios estão enfraquecidos ou cansados, a respiração se sente mais forte.

  • Como o exercício afeta a respiração

    show
    •  

      Quando nós escalamos colinas ou escadas, de repente estamos expostos ao exercício de alta intensidade que, para a maioria de nós, está acima do nosso limiar de lactato. Nessas intensidades nossa respiração se move para fora de sua "zona de conforto" e aumenta vertiginosamente. Este súbito aumento no trabalho muscular inspiratória é percebido com a falta de ar.

      Em intensidades baixa e moderada, a respiração é bem modesta, mas como a intensidade torna a respiração mais extenuante aumenta abruptamente tornando-se quase exponencial. Durante a maior parte de suas atividades diárias, sua respiração funciona bem dentro de sua "zona de conforto". Somente quando você se aventurar acima do limiar de lactato (morro e subir escadas território) está respirando estimulado o suficiente para os músculos respiratórios a ser desafiados. Exercício acima do limiar de lactato é geralmente curto e exigente.

      Em outras palavras, a sua respiração não é exposta a um estímulo de formação adequada para uma duração suficiente ou com a frequência necessária para os músculos respiratórios experimentarem para formar uma adaptação completa. Mesmo se você pudesse sustentar o exercício de alta intensidade, é duvidoso que este tipo de respiração proporcionaria uma sobrecarga de treinamento adequado para obter os benefícios do treinamento máximo, é semelhante a uma onda do bicep sem o haltere.

      Isso não quer dizer que a atividade aeróbica não fornece qualquer benefício no treinamento para os músculos inspiratórios, mas não, não é apenas o suficiente para obter todo o potencial deste grupo vital dos músculos. O resultado é que, em condições normais, os músculos respiratórios nunca são treinados para lidar com "respiração pesada" e, por essa razão, apresentará sempre um desafio desconfortável.

  • Diferenças na respiração entre homens e mulheres

    show
    • Mesmo quando o tamanho físico menor de mulheres é levado em conta, os seus pulmões são ainda menores do que os homens. As mulheres também têm vias aéreas mais estreitas, o que significa que é mais difícil de movimentar o ar para dentro e fora dos pulmões. Em repouso respiramos cerca de 8-10 litros de ar por minuto, mas durante o exercício extenuante uma mulher pode elevar isso para cerca de 120 litros por minuto.

      Compare isso com um atleta masculino de elite que pode respirar tanto como 240 litros por minuto! Porque as mulheres são incapazes de uma respiração “pesada”, assim como os homens. Em resposta a exercícios físicos intensos, a pesquisa mostrou que muitas mulheres podem experimentar uma queda na quantidade de oxigênio no sangue e um aumento correspondente na sua falta de ar.

  • Como a respiração durante o exercício afeta os outros músculos do corpo

    show
    •  

      Evidências recentes em pesquisas sugerem que durante o exercício intenso, o fluxo de sangue (e, portanto, a entrega de oxigênio) para as pernas que exercem está inversamente relacionado com o trabalho respiratório.

      Em outras palavras, se a inalação é feita mais por carregar a respiração com uma maior resistência, o fluxo de sangue para as pernas de trabalho cai.

      Em contraste, se a inalação é assistida usando um ventilador, o fluxo de sangue para as pernas sobe. O que é mais, o sangue extra entregues para as pernas podem ser bem aproveitados, aumentando a potência máxima. O que isto nos diz é que a musculatura inspiratória é capaz de roubar o sangue dos músculos locomotores, e ao fazê-lo, eles prejudicam o desempenho. 

Credit Debit cards accepted
© Copyright POWERbreathe International Limited. Magento Web Design by DeveloDesign
Back to TOP